Estar no mundo sem fazer história, sem por ela ser
Feito, sem cultura, sem tratar sua presença no
Mundo, sem sonhar, sem cantar, sem musicar, sem
Pintar, sem cuidar da terra, das águas, sem usar as
Mãos, sem esculpir, sem filosofar, sem pontos de vista
Sobre o mundo ( . . . ), sem aprender, sem ensinar, sem
Idéias de formação, sem politizar não é possível.
Paulo Freire
Dom Macedo Costa alcançou importante avanços na cobertura educacional nos últimos anos. Buscando efetivar políticas públicas que possibilite a melhoria do Sistema Municipal de Ensino, a Secretaria da Educação, vem priorizando a construção de instrumentos legais de forma participativa e democrática como forma de garantir uma educação de qualidade que favoreça a valorização dos profissionais envolvidos na educação, o respeito à diversidade e a aprendizagem dos alunos.
Sabemos que os desafios ainda são grandes, é preciso ampliar o acesso à Educação Infantil, consolidar as políticas voltadas para a Educação do Campo e de Jovens e Adultos e elevarmos os indicadores de aprendizagem dos alunos do Ensino fundamental.
Esperamos que todos os esforços feitos ao longo desses anos, reflita de forma positiva e significativa na vida daqueles que passam por nossas escolas e deixam um pouco de si e levam um pouco de nós. Entendemos que o verdadeiro papel da educação é possibilitar oportunidades de mudança, que favoreçam a construção de novos pensamentos valorizando o ser humano na sua complexa trajetória por esse mundo.


















